Pensando em fazer um clareamento dental em Londrina. Tire todas as suas dúvidas e agende na clínica Rozante Odontologia.
Quem não quer ter dentes mais brancos?
Um sorriso bonito abre portas. Isso é fato!
Por isso, ter dentes claros é algo que quase todo mundo deseja.
Felizmente, os procedimentos de clareamento dental estão cada vez mais comuns e modernos. Ainda assim, eles despertam muitas dúvidas.
Fique de olho, que neste artigo vou esclarecer as principais delas.
O QUE É O CLAREAMENTO DENTAL
O clareamento dental é o procedimento responsável por remover manchas e dar tons mais claros e naturais aos dentes. Para isso são utilizados agentes clareadores que são apresentados em forma de géis que podem ou não ser utilizados juntamente com um laser.
Seja como for, o procedimento sempre deve ser feito com o acompanhamento de um profissional.
As manchas extrínsecas são decorrentes do consumo de alimentos e bebidas que possuem a capacidade de pigmentar os dentes, como por exemplo café, vinho e produtos com corantes, além do uso de fumo e tabaco e acúmulo de placa bacteriana e bactérias cromogênicas. Já as manchas intrínsecas podem ser causadas, por exemplo, pelo excesso de flúor (ou sua ingestão) durante a formação dos dentes.
A boa notícia é que hoje em dia esse procedimento se tornou bem mais fácil e barato do que muitos imaginam.
QUAIS SÃO OS TIPOS DE CLAREAMENTO DENTAL
Existem várias técnicas para obter dentes mais claros. A maioria delas, consistem em procedimentos bastante simples. Dentre os clareamentos utilizados hoje em dia, destacam-se as técnicas de consultório, caseira ou mista, que podem ser utilizadas
individualmente ou em conjunto. Quem vai definir a melhor opção é seu dentista. Ainda existe a técnica de clareamento interno, específica para alguns casos.
O profissional escolherá a melhor técnica para cada paciente e caso.
GEL CLAREADOR
O funcionamento de gel é bastante simples. O agente clareador pode ser à base de peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida, substâncias que produzem uma reação química onde há liberação de oxigênio ao entrar em contato com os dentes promovendo a quebra das partículas do pigmento que escurece o esmalte dentário.
NO CONSULTÓRIO
O clareamento feito no consultório é 100% controlado e supervisionado pelo dentista. Utiliza-se um gel com alta concentração
de ativo clareador. Gengivas, língua e bochecha devem estar protegidas através de barreira gengival.
Previamente a aplicação do gel, o profissional deve realizar uma profilaxia e polimento dos dentes para maior contato do agente clareador com a superfície dentária sem a interferência da placa bacteriana.
Nesta técnica costuma-se utilizar um gel à base de peróxido de hidrogênio com concentração média de 35%. A grande vantagem é que o resultado é bem mais rápido, sendo atingido em poucas sessões, que duram em média 1 hora cada.
EM CASA
Deve ser feito sempre com a supervisão do dentista. Em primeiro lugar, o dentista irá analisar seus dentes.
Em seguida é feita uma moldagem dos arcos dentários. Moldeiras de silicone exclusivas para cada paciente são confeccionadas. Por fim, o dentista entrega ao paciente as bisnagas com o gel clareador. Depois, basta que o paciente aplique o gel na placa e use-a sobre os dentes conforme orientação do profissional. É muito importante que o tempo de uso determinado pelo dentista seja respeitado. Em geral, a execução tratamento dura em média 21 dias.
Para esse tipo de técnica costuma-se usar, como agente clareador, o peróxido de hidrogênio à 7% ou o peróxido de carbamida à 10, 16 ou 22%. Concentrações maiores do que estas podem ser prejudiciais tanto para os dentes como para a gengiva, podendo levar a desmineralização do esmalte e necrose gengival.
TÉCNICA MISTA
Essa técnica consiste na associação da técnica de consultório e caseira, ou seja, são feitas menos sessões no consultório e o paciente complementa o tratamento com a técnica em que se utiliza as placas em casa. Para cada etapa do tratamento, uma concentração do gel clareador é escolhida.
CLAREAMENTO INTERNO
O clareamento interno é indicado para pacientes que apresentam dentes em específico com escurecimento. Geralmente, esses dentes sofreram algum tipo de injúria ou até mesmo necessidade de tratamento de canal.
Nele, o agente clareador é colocado dentro do dente que é fechado temporariamente até finalizar o tratamento. A troca do agente clareador é definida pelo profissional.
Vale lembrar que o tratamento de canal em si não promove escurecimento do dente. Na maioria desses casos, as manchas
provém da não remoção do excesso de cimento utilizado na obturação dos canais ou por traumas que promoveram hemorragia no interior da coroa dentária e, posteriormente, necessitaram do tratamento de canal.
FACETAS DE PORCELANA OU RESINA E LENTES DE CONTATO
São procedimentos onde há um desgaste minimamente invasivo na superfície dos dentes e em seguida é aplicada uma camada de resina (no caso das facetas de resina) ou um laminado cerâmico (facetas de porcelana) devolvendo estética e forma harmoniosa aos dentes.
Também são indicadas para pacientes que desejam corrigir leves alterações no alinhamento dos dentes nos arcos.
A diferença entre as facetas e lentes de contato é a quantidade de desgaste da superfície do dente. Vale lembrar que, mesmo as facetas apresentando uma espessura maior em relação as lentes de contato, o desgaste é bastante conservador, e se feito da maneira correta, não traz prejuízo ao paciente.
São ótimas opções para melhorar a estética e devolver autoestima ao paciente, desde que bem indicadas.
AGENDAR CLAREAMENTO DENTAL EM LONDRINA
Agende sua consulta. Envie uma mensagem agora mesmo: