TRATAMENTO PARA BRUXISMO
Bruxismo é o hábito involuntário de ranger ou apertar os dentes, geralmente durante o sono (bruxismo noturno), mas também pode ocorrer enquanto a pessoa está acordada (bruxismo diurno).

É uma condição relativamente comum e pode causar uma série de problemas à saúde bucal e geral, como desgaste dos dentes, dores de cabeça, dores na mandíbula e até distúrbios do sono. As causas exatas do bruxismo ainda não são completamente compreendidas, mas uma combinação de fatores físicos, psicológicos e genéticos pode contribuir para o seu desenvolvimento.
O diagnóstico é geralmente feito pelo dentista com base nos sinais clínicos, sintomas relatados pelo paciente e, em alguns casos, pelo relato de um parceiro de sono. O desgaste dos dentes, sinais de fratura e dores na mandíbula podem levar o dentista a suspeitar de bruxismo. Exames complementares, como radiografias e análise da articulação temporomandibular, também podem ser solicitados.
Algumas medidas podem ajudar a prevenir ou reduzir o hábito, como o gerenciamento do estresse e ansiedade e uso da placa miorrelaxante f(eita sob medida pelo dentista), que é usada durante a noite para proteger os dentes e aliviar a pressão nas articulações. Embora não evite o bruxismo, a placa protege os dentes do desgaste.
